domingo, fevereiro 13

 

Primeiras páginas do século passado [15]


Assim ia o país no dia 25 de Abril de 1998, exactamente 24 anos após a «revolução». O governo socialista, pela mão «discreta» de Pina Moura, junta mais de três dezenas de personalidades do mundo financeiro e empresarial para debater os novos papéis para a política económica no Portugal pós-euro. As personalidades do mundo financeiro e empresarial estão aparentemente tão sintonizadas com a política económica do ministro da Economia que não deixam de zurzir nos líderes da oposição. Hoje coube a vez de José Manuel de Mello chegar a roupa ao pêlo a Marcelo.

O mesmo Marcelo que decide pôr um travão a Portas. Com efeito, a direcção do PSD não quer avançar mais no processo de aproximação ao PP de Paulo Portas, enquanto não assegurar a adesão de outras forças. «Vamos empatar o jogo até ao Verão», afirmou um membro da nova comissão permanente do PSD, que aponta duas prioridades: assegurar outras adesões para a Alternativa Democrática e preparar melhor o partido para a aceitar. O resultado final do jogo que se queria empatado até ao Verão veio conhecer-se algum tempo depois. De resto, hoje mesmo se soube que Ribeiro Telles, que estivera envolvido na primeira AD, rejeita a AD de Marcelo.

Um tema também em foco é o da maioria absoluta. Guterres declara que não tem objectivos quantificados para as próximas eleições legislativas - «o objectivo do PS é ganhar as eleições» - mas admite que «a maioria absoluta facilita a acção de qualquer Governo», tornando «mais fácil, em especial, a concretização de medidas de fundo».

É também notícia o facto de dois jovens (de 15 e 19 anos) terem morrido, na sequência de acidentes cardiovasculares fulminantes, quando se encontravam no parque de diversões (Playcenter) do Centro Comercial Colombo, em Lisboa. A administração do Playcenter afirma que não há qualquer relação entre os dois casos, tendo as mortes resultado de problemas de saúde dos jovens.Conhecido o diagnóstico efectuado pela administração do Playcenter, não mais se voltou a falar do assunto.

Por fim, foi hoje divulgado que os clubes de futebol com dívidas vão ser obrigados a descer de divisão.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?