quinta-feira, fevereiro 24

 

É fartar, vilanagem! [2]


Antecipando a hecatombe de dia 20, a clientela do PPD/PSD e do CDS-PP anda em alvoroço. Veja-se, como exemplo, o caso do sector dos transportes, no qual está tudo em trânsito. Como sempre, salvar a pele é o objectivo, o aparelho do Estado o porto de abrigo.

A semana passada foi a semana de todas as movimentações. O presidente da REFER, Braamcamp Sobral, e o administrador Luís Miguel Silva, que haviam decidido auto-admitir-se na empresa que dirigem, acabaram por encontrar uma solução menos «chocante»: engrossar os quadros da sobredimensionada CP. Cristina Dias, uma respeitável santanete, que em tempos passou pela CP, regressa à origem, mas com uma promoção na carteira (directora de nível 1, o nível mais elevado na CP). Valeu a pena andar de cargo em cargo. O presidente da Carris, Silva Rodrigues, que costuma preencher o dia a despedir pessoal, foi integrado na mesma data nos quadros da REFER. Arnaldo Pimentel, o representante do PP na administração do Metro, foi integrado nos quadros da Carris.

Como se vê, os desafios da «privada» são estimulantes, mas não para os que os apregoam... Talvez António Mexia, que tem o pelouro dos Transportes no Governo Santana/Portas, possa explicar esta forma peculiar de concretizar «menos Estado, melhor Estado».

Comments:
Esta vilanagem que a pulga muito justamente denuncia só acaba quando os políticos tiverem a coragem de fazer o que se impõe: acabar com o regime especial da função pública, impondo no setor público exatamente o mesmo regime laboral que no privado. Acabando com os contratos vitalícios, os regimes especiais de pensão de doença e de reforma, etc.

Não pode haver, no Estado moderno, que se quer flexível, justificação para que os contratos de trabalho no Estado tenham maior segurança que os no setor privado.

A segurança dos contratos de trabalho deve ser a mesma para todos.
 
"Menos Estado, melhor Estado"...para os outros
 
É uma vergonha. A impunidade é total.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?